Descoloração e cabelo ondulado? E agora?

Oi frescas tudo bem?

Hoje vim compartilhar as minhas experiências com descoloração.
Bem como compartilhei recentemente aqui descobri recentemente que meu cabelo é do tipo 2, algumas partes forma ondas grandes em outras ondas menores e até uns cachinhos mais fechadinhos, estou aprendendo bastante coisa e testando vários produtos, porém hoje vou falar especificamente sobre a descoloração e os danos que ela causa as ondas:

Forma e textura

Antes da descoloração

Depois da descoloração

A textura do cabelo fica horrorosa logo após a descoloração, mesmo fazendo reconstrução e tacando queratina. O cabelo fica muito ressecado, armado e frágil, no meu caso, os fios ficaram muito finos e isso alterou diretamente a ondulação deles, as ondas ficaram menores e os cachos mais finos e com bem mais frizz. Nesse post eu mostrei a finalização logo após a descoloração que fiz pra chegar no azul dá pra ver a textura do cabelo em detalhes.

Além de fino e com muito frizz, a finalização fica bem mais trabalhosa pois é necessário ativar muito mais as ondas (apertando os cachos) os cremes que eu estava usando não estavam funcionando e as pontas estavam entregues (tanto que cortei o cabelo), além disso não estava tendo mais day after.

Se eu tivesse esperado mais tempo e preparado o cabelo melhor entre as descolorações creio que não seria tão dificil tratar as pontas, mas eu fui entender mais sobre as necessidades do meu fio depois da descoloração. Felizmente não sou apegada com cabelo e amo meu cabelo curtinho. Portanto, ao descolorir os cabelos tenha paciencia e calma pra entender que você vai ter que redescobrir o seu cabelo e testar outros produtos.

Cronograma capilar e tratamentos pós descoloração


Bom, depois das descolorações fui estudar um pouco sobre cronograma capilar, pra entender o que eu poderia fazer pelo meu cabelo pra se recuperar com saúde. O cronograma capilar é basicamente um ritual de tratamentos (com máscaras e cremes) para repor os nutrientes do seu cabelo, o cronograma é dividido em etapas, sendo elas:
  • Hidratação: Reposição de água nos fios (para dar brilho e selar as cuticulas do fio)
  • Nutrição: Reposição de óleos (preferencialmente vegetais para controlar a porosidade dos fios)
  • Reconstrução: Para devolver ao cabelo os aminoácidos e proteinas que são retirados (com processos quimicos ou por ação do clima).
Mesmo que seu cabelo não passe por processos quimicos é importante seguir alguns tratamentos, pois naturalmente nossos cabelos perdem óleo, aminoácidos e hidratação por causa do vento, sol,  uso de secador ou chapinha, o meu cabelo por exemplo quando era virgem era naturalmente poroso e com pouco brilho, por isso ele AMA um óleo.



Existem tabelinhas de cronograma pela internet, eu particularmente adapto conforme a necessidade do cabelo, faço pouquissima hidratação, pois meu cabelo dá um resultado melhor com nutrição (faço umectação com óleos vegetais puros ou máscaras) e também a reconstrução (com máscaras específicas e queratina).

Quando fiz a descoloração, meu cabelo perdeu muita massa, então investi fortemente na reconstrução, utilizei a Doctor reconstrução da Inoar, Porém é importante deixar claro que um cabelo debilitado não vai se recuperar já na primeira reconstrução, no meu caso, intercalei, reconstrução e nutrição durante umas duas semanas.

Nas primeiras lavagens pós descoloração também utilizei o vinagre de maçã diluido em água como um condicionador, senti uma melhora significativa especialmente no frizz e na maleabilidade dos fios, os cachos seguravam mais facilmente e dava mais brilho.





Finalização dos cabelos


Bom, como falei antes a finalização vai ser mais trabalhosa e vai ser muito mais dificil ter um bom day after durante algumas semanas, então gente, tem que ter paciencia.

Tive que trocar todos os cremes que estavam dando certo pra mim e testar novas opções. Eu estava usando o creme de pentear da Monange pós quimica (o famoso monange preto) e ele estava dando super certo pra mim, depois de descolorir virava uma farofa no cabelo, tive que trocar estou usando o seda keraforce ou o seda restauração instantânea, e estes estão sendo meus cremes favoritos da vida :D

Ainda uso as gelatinas, mas notei que ambas ressecam um pouco o cabelo, então nesse processo optei por usar bem menos e só amassando no final

A técnica continua sendo a mesma de finalização que mostrei aqui no blog, a fitagem estruturada, porém como cortei o cabelo nesse meio tempo está bem menos trabalhoso.

Cuidados pré descoloração

Agora que a gente já conhece mais sobre cronograma capilar pode avaliar com calma antes de fazer descoloração. Eu realmente não dei o tempo necessário entre as descolorações que fiz em busca dos cabelos coloridos e isso fez com  que meu cabelo ficasse bem danificado, porém tem muita gente que segue o cronograma e faz os tratamentos com cremes e não tem o cabelo tão danificado. Então, cuide bem do seu cabelo sempre e vá preparando ele com as fases do cronograma pra que quando faça a descoloração o dano seja minimizado.

Por mais que seu cabelo esteja saudavel sem você seguir um cronograma, a descoloração é um processo muito violento aos cabelos, pois além de tirar a melanina dos fios ela tira todo o resto (aminoacidos, óleos e hidratação) e,.. vai diminuir a definição e a forma das suas ondas com certeza.

No dia da descoloração passe óleo de coco umas duas horas antes de passar o descolorante (não precisa tirar o óleo pra passar o descolorante) isso vai proteger o fio e diminuir os danos aos cabelos.

Ao enxaguar depois do tempo de ação da descoloração, evite o xampu, passe um condicionador e deixe o produto escorrer dos fios com a água sem esfregar, se sentir necessidade de passar o xampu evite muito atrito nos fios.

Por fim e não menos importante, não se arrisque na descoloração se você acha que seu cabelo está ressecado, poroso ou tem muitas quimicas, procure um salão de beleza e busque orientação se tiver duvidas. Além de arriscar perder as suas ondas, você pode sofrer corte quimico, e ninguém quer isso né?

Descoloração não é brincadeira viu. 
Espero que tenham gostado das dicas, se quiserem resenha específica de algum produto que mencionei aqui só comentar aqui no blog :D


E aí gata? Curtiu o post? Me conta o que achou, seu comentário é muito importante pra mim!  

 Jenifer Mendes 

          FACEBOOK           |           TWITTER          |            INSTAGRAM          
GOSTOU? Compartilha!


0 comentários

Obrigada por comentar, sugestões e opinões sempre são bem vindas! Se você também tem blog, deixa o link vou adorar conhecer!!