Porque o feminismo é importante

Oi gente tudo bem?

Hoje vim falar um pouco sobre feminismo e porque é tão importante entender-mos (mesmo que a gente ache que não precisa do feminismo na nossa vida), na verdade eu acho importante entender sobre o que é ser uma mulher nessa sociedade fortemente calçada no patriarcado e entender que ser oprimida não se limita a casos extremos como agressão verbal e física.

Percebo que somos oprimidas desde que nascemos, há uma série de rituais que envolvem o controle do corpo feminino sobre preceitos extremamente machistas onde a mulher é vista como um objeto para agrado masculino.

Veja só, quando uma menina nasce, mesmo com poucos dias de vida as mães a levam para furar as orelhas pra usar brincos, será que essa menina quando crescer e tiver discernimento do significado de usar adornos, realmente vai querer usar brincos? E se ela quiser isso não dever ser uma escolha exclusiva e individual DELA?


Quando é que somos realmente ouvidas? Quando é que realmente somos tratadas como iguais? Quando você começa a entender o que é o machismo e como ele é algo que se fortalece em detrimento do sexo oposto, começa a compreender o quanto estamos longe de sermos iguais.

Existem vários tipos de minorias, negros, gays, pobres... E nós mulheres. O machismo está em tudo e domina todos os setores da nossa jornada.


Somos sempre vistas como frágeis, fracas e com capacidade limitada para algumas tarefas.

NÃO. Isso é ideia que o machista coloca na nossa cabeça, repetindo e repetindo até que a gente internalize e acredite nisso.

A GENTE PODE TUDO!


Outra coisa extremamente ligada ao machismo, são os estereótipos de beleza, sim aqueles que dizem sobre como você dever ser fisicamente. E eu quero desconstruir isso junto com vocês! Beleza, auto-estima não tem nada haver com maquiagem, se maquiar e se vestir com alguma roupa da moda é uma escolha que diz respeito a nós mesmas e aquilo que gostamos independente do que os maridos, namorados ou pais nos dizem que querem ver na gente.

Fico arrasada quando alguma amiga fala que quer pintar e mudar o cabelo, mas o marido não aceita.

PAREM COM ISSO HOMENS!

Fazer as suas escolhas sobre o SEU corpo é empoderamento, é tomar de volta o que é seu e que ninguém tem direito de dar regras ou parâmetros. É usar seu batom colorido, pintar o cabelo de azul, usar um short curto (independente do seu tipo de corpo) simplesmente porque você quer e se gosta.


Aliás o feminismo nos traz de volta ao amor próprio, e nos mostra que é importante refutar e "cortar" na hora quem despeja discurso sobre o julgamento do corpo alheio. Quando a gente toma o poder sobre as nossas escolhas e nosso corpo a gente começa a ama-lo cada vez mais, do jeito que somos.


Quando um homem dá uma opinião é um homem. Quando uma mulher dá uma opinião ela é uma vadia.

A gente começa a aprender e perceber como rituais machistas se proliferam na nossa frente, dia após dia, seja por um homem que diminui a sua ideia numa discussão, que te interrompe e não te deixa concluir um pensamento, ou quando te desclassifica e te diminui dizendo que você "é uma louca" ou "estressada".

A gente aprende que tem que amar as nossas irmãs, mesmo aquelas que estão imersas no machismo e defendem ideias relacionadas a submissão das quais elas mesmas são penalizadas dia após dia, a gente aprende que amá-las é importante para fazer com que elas construam suas próprias trajetórias.

Mulher feminista é tudo sapatão. NÃO

Mulher feminista é tudo masculina. NÃO

Mulher feminista odeia homem. NÃO

Todo homem é machista. NÃO (mas muitos mesmo não sabendo se beneficiam do patriarcado e oprimem a gente.

Mulher feminista não se arruma. NÃO (a gente só sabe discernir que não tem que se produzir para agradar homem e sim pra sí mesma).

Tem vários posts em que posso aprofundar mais sobre esse caminho de aprendizado sobre o feminismo e o quanto está mudando a minha visão sobre o mundo, adoraria compartilhar mais com vocês e aos poucos pretendo abordar o tema por aqui.

E aí gata? Curtiu o post? Me conta o que achou, seu comentário é muito importante pra mim!  

 Jenifer Mendes 

          FACEBOOK           |           TWITTER          |            INSTAGRAM          
GOSTOU? Compartilha!


5 comentários

  1. Lindo! Muitas pessoas distorcem totalmente o discurso feminista por falta de informação. A ideia é igualdade e respeito entre ambos os gêneros não supremacia. Beijos linda!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, e a gente tem que compartilhar com o mundo isso, pra que mais pessoas entendam a relevancia da causa feminista. Bjsss e obrigada :D

      Excluir
  2. eh aquele ditado, digitando com os pés pq com a mao to aplaudindo

    ResponderExcluir
  3. eh aquele ditado, digitando com os pés pq com a mao to aplaudindo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sugestões e opinões sempre são bem vindas! Se você também tem blog, deixa o link vou adorar conhecer!!