Lendo com seu filho: Pequeno Principe

Oi gente tudo bem?

Uma das coisas mais maravilhosas em ser mãe é ver seu filho crescer e aprender a ler!
Claro que cada aprendizado é maravilhoso e acompanhar as descobertas de cada fase da infância é maravilhoso, pra mim maternidade é aprender junto, cada experiência nova pra ele tem algo que me ensina.

O Gian lê desde os 6 anos, foi o primeiro da turma a ler e desde então é um apaixonado por gibis, livros, revistas...


Já eu, diferente dele sempre fui preguiçosa pra ler, confesso, apesar disso sempre me puxei pra estudar e quando era um assunto muito interessante eu lia mais sobre.. Mas nunca fui uma menina apaixonada por livros ou colecionadora de gibis, já o Gian, já tem uma pequena biblioteca com gibis e livros que ele ama, adora lojas de brinquedos MAS AMA entrar numa livraria, como ele diz: "Vamos na SaraÍva" srrss. Ele puxou o pai dele.


Nunca fui dessa mães que afogam as crianças em livros, estudos e tals. Fui criada de modo a descobrir sozinha as coisas que eu gostava, construir a minha personalidade e esse é o valor mais importante que acho que posso transmitir pra ele, a capacidade de se descobrir. Claro, que como o pai dele sempre esteve com um livro na mão ele automaticamente se sentiu mais livre pra ler e ele lê muito.


E rapidamente ele começou a gostar de livros mais densos, com temas e discussões mais aprofundadas, histórias mais criativas, histórias curtinhas já não chamam atenção dele.
Então, num belo dia eu andando nas lojas americanas, achei o livro do Pequeno Príncipe perdido entre outros, apesar de ouvir várias frases do livro, nunca li, nem na escola. nem depois de adulta, me dei conta que eu precisava ler, comprei e convidei meu filho pra uma leitura.


Toda noite a gente lia um pouquinho e a cada página a gente descobria coisas novas e frases lindas, interpretava e entendia cada passagem do livro, traçando paralelos, discutindo e conversando, juntos.

Foi lindo, foi uma experiência maravilhosa, pra mim e pra ele.


Essa é o tipo de história perfeita pra ler com seu filho, pra ensina-lo a olhar de várias perspectivas para o mundo, uma forma de ensina-lo a entender os olhares dos outros sobre as coisas e como as pessoas compreendem o mundo, um livro que fala de amizade, mas que principalmente fala de diferenças e como aprender a observa-las e compreende-las.

O essencial é invisivel aos olhos.

Ler com seus filhos é incrível é aprender junto, é exercitar o pensamento crítico e a interpretação. Sei que nem sempre é possível fazer isso, mas se puder faça, leia com uma criança. Não importa o livro, não precisa comprar, hoje é tão acessível, bibliotecas e sempre tem gente doando.

Tire seu filho da frente da Tv ou do video-game e compartilhe um momento lindo de leitura com ele. Faz bem pros dois :D

PS.: Aproveitem e se inscrevam no site do Itaú - Leia para uma criança, eles enviam livros de graça.

E aí ? Curtiu o post? Me conta o que achou, seu comentário é muito importante pra mim!  

 Jenifer Mendes 

          FACEBOOK           |           TWITTER          |            INSTAGRAM          
GOSTOU? Compartilha!


2 comentários

  1. Que lindo Jeny.
    Dá pra sentir a sua emoção através do post.

    www.contatudomulher.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sugestões e opinões sempre são bem vindas! Se você também tem blog, deixa o link vou adorar conhecer!!