Alagoas - Maceió, Praia do Francês, Pajuçara, Gunga e Cânions do São Francisco

Oi gente tudo bem?

Viajei na semana do reveillon pra Alagoas, mas só agora deu pra vir aqui postar sobre a viagem, pra mim desde Fortaleza toda viagem pro Nordeste é magica, sempre fico ansiosa pra voltar, a energia do Nordeste é realmente uma coisa mística que abre a alma da gente pro mundo.

Praia do Gunga - AL  - a mais linda que eu já vi!

Eu não sei bem porque mas eu tenho alguma conexão com o Nordeste, gosto demais do jeito das pessoas, do clima e me sensibilizo com as dificuldades do povo de lá. Sou apaixonada pela cultura e pela alegria que o povo tem, além disso amo as músicas e o jeito nordestino de viver. É tipo um lance espiritual sabe...

E por isso essa viagem foi mais que especial pra mim. Compramos a viagem pela CVC, viajei pela primeira vez de TAM, confesso que não gostei do vôo, sem generalizar, mas eita povo chato esses porto alegrensses hein? Poxa, reclamam de tudo o tempo todo.. Como fomos num vôo fretado, acabamos reencontrando a gauderiada lá em Maceió e o povo só fazia reclamar da cidade. Só acho que o mínimo que você deve fazer antes de viajar e se informar e infelizmente muitos colegas de viagem estavam desinformados sobre o destino..

janela do quarto do hotel, vista maravilhosa da Pajuçara

Mas ao chegar em Maceió (mesmo de madrugada) fomos recebidos pelas luzes da cidade circundando uma das orlas mais lindas do país. Assim que descemos do avião já senti aquele clima maravilhoso, quente mas com aquela brisa que deixava o clima agradável, esqueci de "Forno Alegre" e comecei a aproveitar.

Alugamos um carro, essa é a minha dica valiosa pra todos que viajam pro nordeste, é ótimo pra conhecer a cidade e as praias nos horários e dias que quiser e é muito melhor se você estiver com crianças, a comodidade do veículo auxilia muito. Além do que os passeios de van oferecidos pelas empresas são sempre rápidos e com os restaurantes e passeios de barcos que eles escolhem, é mais fácil, mas eu particularmente gosto de aproveitar os passeios do meu jeito.

Alugamos o carro, pela internet, pegamos um veículo simples (fiat uno) com ar condicionado, alugamos pela Localiza. O valor da diária é mais ou menos R$ 100,00 + combustível. Chegando no aeroporto de Maceío retiramos o veículo e fomos para o hotel, a equipe da CVC já estava nos aguardando para o translado, mas como já tinhamos alugado o veículo dispensamos o serviço.

Então da o play no Pablo e vem comeeego conferir o roteiro que fizemos nessa semana em Alagoas

Nesse mapa, dá pra ver todas as praias de Alagoas, nossos passeios foram nos pontos: 1, 4, 6, 8 e 10

1º Dia - Praia da Pajuçara | Maceió - segunda-feira

Chegamos de madrugada no hotel, como a viagem foi tensa e cansativa, chegamos as 5h da manhã, vimos o nascer do sol e logo dormimos a manhã toda, lá pelas 10 acordamos e fomos conhecer a orla da praia de Pajuçara, ficamos hospedados num hotel bem antigo, porém bem localizado, numa região mais calma da orla e bem de frente pra praia, é o hotel praia enseada. Achei confortável, mas não é dos melhores, considerando que você só dorme e passa o dia todo passeando não foi ruim não.

Alagoas
Tem jóias tão caras
Que meus olhos
Não cansam de olhar
Uma delas és tu Pajuçara
Praia linda engastada no mar
Quando a lua no céu adormece
Pajuçara se enfeita ainda mais
Vem à brisa rezar uma prece
Entre as folhas dos seus coqueirais
Maceió - Luiz Gonzaga

Hotel que ficamos, este da fachada branca e letreiro azul a direita na foto

Várias jangadas levam a passeios nas piscinas naturais de Pajuçara

Gian gostou bastante da praia

Praia linda de Pajuçara

mar caribenho

Muitas pessoas vão até Maceió e apenas conhecem as praias urbanas, são lindas também, mas são bastante poluídas, por sorte neste ponto que ficamos os indices de balneabilidade estavam ok, mas Alagoas tem um litoral maravilhoso  dá pra conhecer várias praias algumas intocadas.

2º Dia - City Tour + Praia do Francês | Litoral Sul- terça feira

O passeio de terça estava incluso no pacote da CVC, conhecemos o centro histórico da cidade algumas igrejas, além de prédios históricos e monumentos, no final fomos até o mirante São Gonçalo onde era possível ver o porto e boa parte da cidade.

Sempre que vou a alguma cidade gosto muito de conhecer mais do povo do local, além dos tradicionais pontos turísticos, entender um pouco do povo e do jeito que as pessoas vivem para compreender a cultura daquele lugar, isso é o mais legal da experiência da viagem.

Associação Comercial

Museu Theo Brandão

Primeira casa da família Collor

Catedral metropolitana de Maceió

Prédio onde Dom Pedro II se hospedou em 1859, hoje biblioteca pública de Maceió

Vista da cidade e do Porto de Maceió
Praia do Francês

Região habitada por índios Caetés na época da colonização, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras. Pela sua estratégica enseada natural, a Praia serviu de porto para navios piratas, inicialmente franceses, que faziam exploração do Pau-Brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial.

Passeio de barco em família

Praia do Francês, um nome mais criativo que o outro pros barcos

Pense numa praia cheia, cheia!
Pedra do crocodilo, segundo o guia a formação do coral lembra o animal

Corais, esta "barreira" de corais permite que a praia seja de mar mais calmo
Um pouco mais afastado, a praia é intocada, linda demais

No passeio de barco, vimos algumas espécies do local, ouriço do mar

O passeio incluso pela CVC, incluia o transporte + guia, o passeio de barco era por conta de cada um, nós três saiu por R$ 60,00, depois do passeio de barco fomos para uma região da praia sem a muvuca do povão e deu pra tomar um banho de mar bem tranquilo.

A noite fomos em um restaurante incrível, super famoso em Maceió, chamado Bodega do Sertão, Gian tava emburrado, mas a comida era deliciosa!

3º Dia - Praia do Gunga | Litoral Sul - quarta-feira

Antes de tudo, queria dizer que a Praia do Gunga é a mais linda que já vi na minha vida! Praticamente intocada,  fica numa propriedade particular em uma plantação de coqueiros, ao chegar tem um mirante onde é cobrado ingresso para acesso e tem um restaurante alí também. É possivel ir pro Gunga de barco creio que pela praia Barra de São Miguel, porém nós fomos de carro pela AL-101.

Para entrar, tem que pagar estacionamento, porém lá eles dizem que é tipo uma praia particular.

O que sobra na beleza no Gunga, falta na estrutura, os bares e restaurantes são caríssimos e a cerveja nunca está gelada, mas sei lá acho que é meio intencional pra que fique preservado. O mar é verdinho mas é gelado, no local onde ficamos achei perigoso era espraiado e as ondas eram fortes  e com muito repuxo levei muito caldo e morri de medo de deixar o Gian ir na água sozinho. Mas o visual era lindo demais,  na minha opinião mais lindo que Maragogi (ops!)

Nem nessa, nem nenhuma outra praia que fomos em Alagoas vi salva vidas, bem poucos policiais.

No final do passeio caminhamos mais um pouco pela praia e fomos até a ponta do Gunga, próximo ao rio, alí o mar é mais calmo e sossegado, mas como sempre recomendam, todo cuidado tem muito jetski perto da praia e nenhuma fiscalização.

paradisiaca
Pouco faceira hein?

Passamos a virada de ano na praia de Ponta Verde, bem próximo do hotel e dava pra ir a pé, os fogos estavam lindos, foi incrível, tinha várias festas rolando nas barracas de praia também

4º Dia - Canions do São Francisco - quinta-feira

Este foi o passeio, mais longe, mais cansativo e o mais perfeito também!
Rafa sabia desse meu sonho de conhecer o Rio São Francisco, seja pela minha paixão pela cultura nordestina, como pela minha admiração por todos os artistas que já cantaram em homenagem ao velho Chico.

É incrível, é lindo, é mágico ver aquela imensidão de água no meio da caatinga, no meio do sertão, é lindo atravessar o estado do Alagoas e ver as nuances da vegetação e do clima e ver como tudo vai mudando conforme a proximidade com o rio, dá pra entender porque é um lugar mágico e tão especial para os nordestinos. Único! Gratidão eterna por essa experiência!

Atravessamos o estado do Alagoas, quase de ponta a ponta, um pouquinho mais e estariamos na Bahia. O passeio que fomos saia do Restaurante do Castanho que fica na cidade de Delmiro Gouveia.

O passeio de barco é R$80,00 e dá direito ao almoço, que é muito bom, chegamos cedinho e aproveitamos o local, reservamos uma mesa ao pé da árvore e bem na beira do rio, lindo demais, PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://www.canionsdosaofrancisco.com.br/i

Devido à força de suas águas, foi construído, o início do século 20, a Hidrelétrica de Angiquinhos e na década de 80, à de Xingó, que garante grande parte da energia do Nordeste. Com o represamento das águas, para construção da hidrelétrica, se formou um imenso e profundo lago onde são realizados passeios de barcos entre o majestoso cânion, paredões esculpidos pela natureza que chegam a ter 80 metros de altura.

São Francisco, protegendo quem visita o local

Talhado:
A gruta da árvore da vida

Pedra do Indio Moicano
Cara de emocionada, só quem me conhece mesmo sabe desse sonho, de estar nesse lugar

Foi o passeio mais emocionante da viagem, apesar da distância de Maceió (mais de 200km) valeu muito a pena. Cada minuto da viagem foi mais que especial.

Saímos bem cedo de Maceió (5 da manhã) e quase atravessamos o estado, o trajeto é bonito e vemos as diferenças de cada região de Alagoas, desde as plantações de cana de açucar até a seca que castiga, a vegetação da caatinga e aquelas cidadezinhas cheias de casinhas de janelas engraçadas e coloridas, vimos muito sertanejo de olhar triste, mas também muito povo alegre.
Bom gente, vai ter continuação de post sobre a viagem pra Alagoas, é muita beleza pra um post só, no próximo vou falar sobre as praias do litoral norte e as piscinas naturais da Pajuçara e Maragogi

E aí gata? Curtiu o post? Me conta o que achou,
 seu comentário é muito importante pra mim!